Receitas

Uma Panna Cotta diferentona!

13 de agosto de 2018

No post que fizemos sobre o Pasta Non Basta, contamos sobre nossa decepção em relação à sobremesa: uma panna cotta. Antes de mais nada, é bom repetir que o deslize não abalou o bom conceito que temos do restaurante. Contudo, é fato que estava completamente sem sabor. Resolvi, por isso, compartilhar a receita de uma panna cotta com calda de morango.

Você vai precisar de:

Para a Panna Cotta:

  • 400 ml de natas (creme de leite fresco)
  • 60g de açúcar
  • 100ml de leite (de preferencia gordo/integral)
  • Vidrado de laranja (4 tiras bastam)
  • 3 folhas de gelatina

Para a calda:

  • 500g de morangos
  • 150g de açúcar

Eu prefiro sempre começar pela calda. Numa panela, aqueça o açúcar e os morangos já cortados. Mantenha em fogo brando (para não queimar) até atingir o “ponto de estrada”. Tire do fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso, para a panna cotta, bata levemente o creme de leite fresco com o açúcar. Aguarde alguma consistência, mas não muito volume (de 1 a 2 minutos – depende da batedeira). Isso dará mais leveza à sobremesa. Numa panela, aqueça o leite com o vidrado (parte amarela da casca) de laranja. Antes de levantar fervura, retire do fogo e junte a gelatina já demolhada em água fria. Retire o vidrado de laranja e junte o leite ao creme de leite fresco já batido. Envolva levemente. Ponha em frascos e leve à geladeira por, pelo menos, duas horas. Dica: se você quiser mais sabor, faça a efusão leite/vidrado de laranja no dia anterior. Na hora, é só aquecer para dissolver a gelatina. O resultado é esse aí:

Você pode fazer todo tipo de calda, mas é bom que tenha sempre boa acidez (se quiser uma receita de laranja com frutos vermelhos, é só pedir nos comentários). E por que “diferentona“? É que, nessa receita, não se coze a nata (creme de leite). Para mim, o resultado é um doce bem mais leve.

Aproveite sem moderação!