Passeios

Salve Jorge: uma visita ao Castelo de São Jorge

30 de Janeiro de 2018

O Castelo de São Jorge é o monumento histórico mais marcante no horizonte de Lisboa. A fortificação foi construída em meados do século XI, na área de mais difícil acesso, ou seja, no topo de uma das sete colinas, e conheceu seu período áureo a partir da conquista de Lisboa, em 1147. Hoje, o que se vê são ruínas imponentes que servem de cenário a exposições permanentes, sítio arqueológico e miradouros privilegiados da capital.

➸ Horários: 01 de novembro a 28 de fevereiro: de 09:00 às 18:00 horas. De 01 de março a 31 de outubro: de 09:00 às 21:00 horas. Os bilhetes custam 8,50€.

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Fotos: O Inverso de Cabral

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Um conjunto de vestígios arqueológicos testemunham três períodos da história da Lisboa, desde as primeiras ocupações que datam do século VII a.C., passando pela época islâmica, até as ruínas da última residência palaciana, destruída no terremoto de 1755. A exposição permanente é constituída por um acervo de objetos encontrados na área arqueológica que contam a história de diversas culturas que  habitaram a região de Lisboa ao longo de séculos.

A câmara escura é uma atração diferente. Trata-se de um conjunto de espelhos e lentes que projetam a imagem da cidade, num giro de 360º em torno do Castelo. São sessões que acontecem em intervalos de 20 minutos, sempre em portugês, inglês e espanhol, alternadamente. Dentro da câmara, são admitidas apenas 20 pessoas por sessão, o que pode gerar alguma espera. Para uma boa observação, a dica é ir em dias ensolarados, antes das três da tarde. Funciona das 10:00h às 17:30h.

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Entretanto, grande espetáculo que se pode assistir no Castelo de São Jorge é proporcionado pela interação da natureza com a arquitetura da cidade e do próprio monumento. Sim, o por do sol no Castelo é lindíssimo, especialmente em dias de céu limpo. A luz do sol poente dá cores únicas à edificação, além de iluminar a cidade que, abaixo dele, se vê banhada pelo Tejo.  Para acompanhar, você pode tomar uma taça de vinho.

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

O Café do Castelo tem boas opções de lanches e refeições. Ao redor dele, pavões convivem harmoniosamente com os turistas. Um espetáculo! Para além disso, saiba que, em torno do Castelo, há um bairro, o Bairro do Castelo, onde residem, aproximadamente, 150 pessoas.

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Também fique atento para as condições de visita, principalmente, em relação à segurança. Lembre-se que o Castelo é uma fortificação. Visitar as torres e caminhar pela muralha tem lá seus riscos, portanto vá de sapatos apropriados!

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Você pode chegar ao Castelo de São Jorge de várias formas: táxi ou uber e afins, tuk tuk, a pé (prepare para uma bela subida) e de autocarro 737 (que é micro ônibus que parte da Praça da Figueira).

Castelo de São Jorge. Dicas de como chegar

Entretanto, a maneira zero custo é por meio do Elevador do Castelo, que liga a Baixa de Lisboa até lá.

➸ Saindo da estação de metrô Baixa Chiado, pela Rua do Crucifixo, não tem erro! Em linha reta pela Rua da Vitória você vai terminar nele, que fica na Rua dos Fanqueiros.

Elevador do Castelo. Como chegar ao Castelo de São Jorge?

Foto 1: vista da saída da estação de metrô Baixa Chiado (pela Rua do Crucifixo). Foto 2: elevador do Castelo. Foto 3: parte interna composta de 3 elevadores.

Há indicação do andar correto para o castelo, entretanto, você vai descer na Rua da Madalena, atravessar a rua no Largo Adelino Amaro da Costa e virar a direita, no Largo do Chão do Loureiro (mapa) e de lá vai ver o Pingo Doce (rede de supermercados). A segunda etapa da viagem é nesse ponto, que apesar de ser em prédios diferentes, ainda chama Elevador do Castelo.

Elevador do Castelo. Como chegar no Castelo de São Jorge?

Foto 1: Elevador da Baixa na Rua da Madalena. Foto 2:Largo Adelino Amaro da Costa. Foto 3: Elevador do Castelo (dentro do supermercado Pingo Doce. Foto 4: indicação do Castelo

Nessa etapa são dois elevadores. No sétimo andar, onde fica o restaurante Zambeze você vai descer. De lá é só seguir placas indicando o Castelo e pronto! Prometo que o pedaço que anda-se a pé não tem ladeiras absurdas e é bem perto, é super tranquilo mesmo! De quebra há um miradouro no elevador, bem bacana, afinal, você já deve ter percebido que o que mais tem em Lisboa são vistas da cidade  e a gente não se cansa delas!

O elevador funciona todos os dias das 09:00 às 21:00 horas e para  ver a localização exata clique aqui.

Castelo de São Jorge. Como chegar no Castelo de São Jorge?

Foto 1: Elevador do Castelo, indicação do Restaurante Zambeza que fica no 7º andar. Foto 2: Indicação do Castelo. Foto 3: Chegada no Castelo pela lateral.