Receitas

Piano de Porco no Forno

9 de Março de 2018

Vamos começar essa nova tag com um piano. Trata-se do entrecosto do porco. Um prato que serve como refeição ou petisco. Vamos a isso!

Diferentemente dos cortes de boi (aqui vaca), as outras carnes (porco, aves, carne de caça) devem ser bem temperadas. Ou seja, precisamos dar-lhes sabor. Por isso, o primeiro passo para o piano de porco no forno é preparar um bom tempero. Num pote, junte:

  • Azeite
  • Sal grosso
  • Alho bem picado
  • Folha de louco
  • Pimenta
  • Uma pitada de coloral (massa de pimentão)

Misture bem e envolva toda a peça do piano, ponha num tabuleiro, esprema um limão (siciliano), deixa lá o restante para se ter boa acidez e vede com película. O tempo dessa marinada depende, principalmente, do tamanho da peça. Essa (foto) ficou por 24 horas. A dica para uma boa marinada é provar o preparado e ter sempre em conta a seguinte equação: tamanho da peça/tempo de marinada. Cortes mais espessos precisam de mais tempo e/ou de mais tempero.

Receita de Piano ao forno

Feito isso, o passo seguinte é selar a carne, o que deve ser feito sempre! Tudo que se cozinha para comer (caldos não) deve entrar em contato com o ambiente de cozedura (forno, água, chapa, frigideira, grelha) bem quente. Depois, forno (e quando digo apenas forno, quero dizer 180ºC) por aproximadamente, 1 hora. Aprendi com um chef que tudo que vai ao forno deve levar uma gordura. Assim, depois de selar o piano derrame sobre ele o que restou da marinada (claro que sem o limão).

Receita de Piano ao forno

Para as batatas. A escolha das batatas é importante: compre as mais compridas. Corte padeiro (dividi-las em quatro, cortando sempre o sentido do comprimento). Coloque-as num tabuleiro, envolva com azeite (não encharque), tempere com flor de sal, pimenta e alguma erva aromática de preferência. Alecrim é uma boa pedida. Nesse tabuleiro ponha 5 dentes de alho fechados. Sobre eles coloque um pouco mais de azeite.

Receita de Piano ao forno

Pronto! Para acompanhar uma boa cerveja gelada ou o vinho tinto, como o Quinta de Cabriz, por exemplo. Bom apetite!

Receita de Piano ao forno

Receita de Piano ao forno

Fotos: O Inverso de Cabral