Tascas

O que é uma Tasca?

18 de Abril de 2017

Mas, afinal, o que é uma tasca?! A forma de servir comida é uma característica de cada cultura. É o caso da cantina italiana, do bistro francês e da tasca portuguesa. Em comum, esses locais típicos têm ambiente, cheiro, visão, e sons próprios. A tasca portuguesa é um pequeno e barulhento (no melhor sentido do termo) restaurante que serve comida local, farta e a bom preço. Não há um único bairro de Lisboa que se passe sem ver pelo menos uma.

O barulho de pratos, copos e talheres se mistura a conversas paralelas cheias de sotaque. Na tasca, é muito comum você ver, numa montra (vitrine) logo à porta , o que vai comer. O ambiente é agitado e efervescente. Diga-lá, onde-se mais você iria ouvir expressões como “dai-me um fino (outro jeito de chamar imperial)” e “uma bica, se faz favor (um cafézinho)!”?

Na tasca portuguesa, você pode ter uma refeição acompanhada de uma taça de vinho da casa, sobremesa e café no final, pagando em média, 10€ por pessoa. Em muitos casos, é possível compartilhar o prato. Informe-se com o o pessoal da casa. Aqui, eles são muito sinceros em relação a quantidade de comida.

Pratos típicos da culinária portuguesa estarão presentes na ementa: bitoque (foto), pataniscas de bacalhau com arroz de tomate,  alheira (uma espécie de linguiça), secretos de porco preto, arroz de pato, creme de marisco, choco frito (foto). Enfim, há muitas opções. Como entrada, muitas oferecem croquetes, pasteis de bacalhau (nosso bolinho), pães e azeitonas.

Ah! Uma última coisa! Na hora da sobremesa, entregue-se a um leite creme (foto) arroz doce, farófias (foto), baba de camelo, tarte de amêndoa ou outra delícia típica e tradicional!

Divirta-se!

Fotos: O Inverso de Cabral

  • Cris Pereira7 de junho de 2017 às 22:26

    Amei! ❤️❤️❤️

    • Oinversodecabral8 de junho de 2017 às 14:49

      Dica sua! 😉