Onde ficar

O Chiado

29 de agosto de 2018

Sempre cheio, badalado, com lojas, restaurantes e afins … Esse é o efervescente Chiado, um bairro emblemático e estratégico para o turismo em Lisboa, já que ele fica entre a Baixa e Bairro Alto, perto do Príncipe Real e do Cais do Sodré. Partindo “daqui”, existem imensas opções de passeios a pé.

Nos anos 80, entrou em um período de decadência, sendo que em 1988 houve um incêndio de grandes proporções que destruiu lojas e escritórios das ruas Garrett e do Carmo. Passou por uma reconstrução e, hoje, ocupa lugar de destaque na cidade e na vida dos lisboetas.

Praça Luis de Camões

a Garrett é a principal rua e sem dúvida a mais lotada! Nela você vai encontrar várias lojas. Merece um estaque especial  a Bertrand, livaria mais antiga ainda em atividade, que merece uma visita. Outro ponto super instragramável é a Pequeno Jardim, floricultura responsável por colorir a rua. A loja atualmente da Tous era a antiga Ouriversaria Aliança e o estilo foi mantido. Muito linda e, por isso, vale espiar! Se quiser provar doces conventuais, pare na Alcôa. É impossível não se encantar diante da vitrine!

E não tem como falar em Garrett sem falar do famoso café A Brasileira, onde está a famosa estátua do Fernando Pessoa. Um pedaço do Chiado sempre cheio e com apresentações de artistas de rua. Aliás, o Chiado é uma área tradicionalmente conhecida por suas ligações intelectuais, onde encontram-se aí várias estátuas de figuras literárias. Fernando Pessoa, como dissemos, está sentado a uma mesa no exterior do café, imortalizado numa estátua de bronze. Além desta estátua do século XX, encontramos também a de António Ribeiro, O Chiado, no mesmo largo. Do outro lado da rua, ergue-se a estátua de Luís de Camões, no largo com o seu nome.

Na Rua do Carmo, o pedaço que leva até o Elevador de Santa Justa e a Baixa é pedonal, o que permite a movimentação livre! Sempre há músicos por ali e claro, mais lojas! Mas tem também a Santini, ótima pausa para um sorvete! Se quiser café, a loja da Nespresso é mesmo ao lado. Um pouco mais embaixo a emblemática Luvaria Ulisses.

Entre o Convento do Carmo e o Palácio Valadares, ergue-se o portão de acesso do Elevador de Santa Justa, que liga o Largo do Carmo à Baixa (Rua do Ouro). Este elevador foi inaugurado em 1902 e construído pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, responsável também pelos Elevadores da Glória, da Bica e do Lavra, na colina oposta. O Elevador de Santa Justa é hoje um dos ícones de Lisboa.

Atualmente a loja da Nespresso funciona aqui, mas a fachada foi mantida. Inaugurada em 1909 era uma perfumaria e o nome foi inspirado no romance de Émile Zola.

O centro comercial Armazéns do Chiado faz parte da paisagem da região.

A Rua Anchieta faz esquina com a Garrett, bem no prédio da Bertrand. Nela tem a loja da Vida Portuguesa, cafés e acontece a feira dos alfarrabistas (sebos) aos sábados.

O Largo de São Carlos é a rua do Teatro de mesmo nome conta com dois restaurantes do chef Avillez – o Belcanto e o Café Lisboa. Além disso tem a loja da Godiva e o espaço oferece atividades culturais interessantes, como concertos ao ar livre. Há ali também o Quiosque das Bonecas, loja especializada e que vende a marca espanhola ASI (aquelas que parecem um bebê de verdadade!).

Fernando Pessoa tinha, aliás, uma ligação muito especial com o Chiado. No Largo de S. Carlos, à frente do teatro com o mesmo nome, encontramos o edifício onde nasceu o poeta.

A Rua das Flores é uma das nossas queridinhas. Além da nossa tasca preferida tem outras opções legais de restaurantes e o bolo de chocolate mais famoso da cidade! Outras ruas gostosas de passear são a Ivens e a do Alecrim. Explore as ruas faça suas descobertas!

Falando agora da parte mais para cima, sentido Príncipe Real. O Largo da Trindade, onde tem o teatro de mesmo nome é um pedaço também super charmoso. Não deixe de apreciar a vista! Essa visão de Tejo é uma das nossas preferidas!

Fotos: O Inverso de Cabral

Destino obrigatório, o Chiado será, certamente, uma constante em seus passeios por Lisboa. Servido por duas linhas de metro (verde e azul, estação Baixa-Chiado), não é demais dizer que é o coração da cidade. Aproveite!

Abaixo listamos os posts que já fizemos sobre a região aqui no blog:

➸ Restaurantes, bares, cafés e outras delícias:

Palácio Chiado
Cantinho do Avillez
Pitaria
Café Lisboa
Bairro do Avillez
Das Flores
Nossos 6 Rooftops em Lisboa
5 wine bars em Lisboa
Delirium Café Lisboa
Santini
Tartine: uma ótima opção para lanchar no Chiado
O Bolo de Chocolate da Landeau
Ah, os doces portugueses!
Fábrica Coffee Roasters

➸ Compras:

Compras em Lisboa: para todos os gostos e bolsos!
Luvaria Ulisses
A Vida Portuguesa
Onde comprar maquiagens, perfumes e afins em Lisboa
Chocolataria Equador
Cerâmicas na Linha
Tiger: o paraíso baratex
Dicas do que comprar na Tiger

➸Atrações:

 Feira dos Alfarrabistas
Ruínas do Convento do Carmo
Elevador de Santa Justa
Três Pastelarias históricas em Lisboa