Onde ficar

Lisboa por áreas: Campo de Ourique e Estrela

6 de julho de 2017

Retomando nossos posts de onde ficar em Lisboa (veja a parte 1 e parte 2 aqui), hoje vamos falar de alguns outros bairros que são mais procurados por quem aluga apartamento, já que não possuem muitas opções de hotéis.

Campo de Ourique: é um excelente bairro, embora não atendido pela linha de metrô. Super completo em termos de supermercados, bancos, comércio local, sem falar do Mercado, que é uma ótima opção de programação. Como atrações turísticas, ele oferece a Casa Fernando Pessoa, o Cemitério dos Prazeres e a Igreja do Santo Condestável. Perto dali tem ainda os maravilhosos Jardim e Basílica da Estrela e o  Centro Comercial das Amoreiras. Ou seja, um bairro bem interessante para alugar apartamento e conhecer melhor.

A estrutura da freguesia é ótima. Mesmo não tendo uma linha de metrô, sendo a mais próxima a do Rato, o bairro tem dois elétricos que atendem a região. O clássico 28 (Martim Moniz/Prazeres) e o 25 E (Campo de Ourique/Praça da Figueira). Além disso, há também opções de autocarro/ônibus (709 e 774). Por todo bairro, supermercados, mercearias, hortifrutis e comércio local são abundantes e facilmente acessíveis a pé. Para grávidas ou para quem tem crianças, há várias lojas especializadas em roupas para os pequenos.

O Jardim da Parada fica no coração do bairro. Super bem cuidado e ponto de encontro dos moradores. Em volta dele há boas opções de lojas e pastelarias. Os restaurantes são um destaque: estão no bairro a Tasca da Esquina e a Peixaria da Esquina, ambos do Chef Vitor Sobral e o Pigmeu (que só trabalha com carne de porco).

Estrela: É um dos bairros mais agradáveis de Lisboa, com casas grandes, muitas delas antigos palácios e palacetes. O Jardim da Estrela é o único ponto plano, abaixo do qual o bairro se desenrola numa das diversas colinas de Lisboa. Assim, como em outros pontos da cidade, muitos apartamentos e hotéis têm vistas lindíssimas. Vê-se o rio Tejo e a Ponte 25 de Abril ao longe e ouve-se o som do eléctrico 28 na Calçada da Estrela.

É uma freguesia charmosa da qual curtas caminhadas levam ao Campo de Ourique, à Assembleia da República, ao Bairro da Lapa e ao Rato, ponto estratégico de paradas de autocarro (ônibus) e metrô (linha amarela). Em frente à Basílica, param também os elétricos, boa opção de transporte público, que também conta com os ónibus 709, 720, 738 (esses, com paragens junto ao jardim). O comércio, em geral, é abundante. Campo de Ourique e Estrela são, enfim, ótimas opções para quem quer boa diversão, cultura e gastronomia à mão sem, entretanto, o burburinho do Bairro Alto.

Fotos: O Inverso de Cabral.

  • Rayane12 de julho de 2017 às 15:36

    Parabéns pelo blog! Muito bem escrito e esclarecedor. Estou indo morar em Lisboa esse ano para fazer um mestrado e adorei todas as dicas!!

    • Oinversodecabral12 de julho de 2017 às 16:59

      Que bom que gostou Rayane! Espero que corra tudo bem na sua vinda! Boa sorte e aproveite muito o mestrado e essa cidade linda!