Dicas

Jardim do Campo Grande

19 de dezembro de 2017

Quem nos segue lá no Instagram já pode notar o quanto gostamos de frequentar esse grande espaço de lazer. Falemos um pouco sobre o Jardim do Campo Grande.

É o maior jardim do centro de Lisboa com 11,1 hectares. Da Estação Campo Grande até a “Rotunda” de Entrecampos, são 1200m de comprimento e até 200m de largura. Toda essa extensão está dividia em dois segmentos, norte e sul. Além de ser uma área de lazer pública incrível, as ruas e avenidas que o contornam são vitais para a boa circulação de carros em Lisboa. Do norte para o sul, a área conta com a Estação de metro Campo Grande (linhas verde e amarela), que também é uma importante parada de autocarros, de onde partem diversas linhas (consulte aqui). Ali ao lado, o Estádio do Sporting (praticamente um centro comercial).

Nesse segmento, até a Av. do Brasil, quem frequenta o jardim tem à disposição quadras de ténis para aluguel (veja aqui), um parque para cães, um McDonalds com DriveThru, a Casa do Lago e o Lago, navegável por pequenos barcos também disponíveis para aluguel. Os alunos da Universidade de Lisboa dispõem, ainda, de uma sala de estudos destacada. Entretanto, apesar de tanta coisa, o que atrai nesse espaço é a beleza de um verde intenso. Nos dias frios e soalheiros, um vinho na grama é perfeito.

O Bairro de Campo Grande é tradicional e habitado por famílias abastadas da cidade. Aqui mora, por exemplo, a Família Soares, berço de Mário Soares, talvez o político mais importante democracia contemporânea portuguesa. Nessas cercanias, você vai encontrar o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Museu Bordalo Pinheiro, a Biblioteca Nacional, a Cidade Universitária da Universidade de Lisboa (a Clássica), galerias de arte e o tradicionalíssimo Colégio Moderno. Há bons hotéis, o que, em conjunto com a farta rede de transportes, faz do bairro de Campo Grande uma opção de estada.

Esse espaço gigantesco é muito utilizado pelos praticantes de atividades físicas. É perfeito para correr, pedalar (há ciclovia em toda extensão) e (não duvide) a prática da Yoga. O segmento sul encontra-se, atualmente, em reforma. Entretanto, em meio às obras de remodelação, já está funcionando a Academia GoFit.

A área não é bem servida de restaurantes. Se a fome apertar, cafés e hamburguerias são as opções. A particularidade da Casa do Lago fica por conta do espetáculo das “aterragens” dos aviões. Para quem quer uma comida mais elaborada, a dica está ao sul do jardim, em Entrecampos: O Poleiro.

Fotos: O Inverso de Cabral.