Compras

Inverno em Lisboa

18 de novembro de 2018

Estamos no outono e, já já, o inverno chega. Embora o frio seja mais ameno em Lisboa (a média oscila entre 10 e 5 graus, normalmente), nós, brasileiros, não estamos habituados a um período de cerca de três meses de frio, chuvas e toda uma logística que isso envolve. Por isso, hoje, vamos dividir com vocês algumas dicas de sobrevivência para marinheiros de primeira viagem!

Dicas para o inverno. O que comprar. Inverno em Lisboa

Foto: O Inverso de Cabral

Aquecimento: diferente de alguns lugares da Europa, Lisboa, por ser uma cidade de bom tempo, sol e clima ameno, as casas  não possuem sistema de aquecimento. Claro que  lojas, bares e restaurantes com esplanada possuem aquecedores externos e muitos oferecem mantinhas, mas você normalmente não vai correr o risco de ter que tirar várias peças porque o ambiente está quente demais. Nas casas, compre um bom aquecedor de ambientes (veja aqui). Existem portáteis de todo preço. Nós optamos por um a óleo. Mas cuidado: deixá-lo ligado durante o dia inteiro pode levar sua conta de luz às alturas. Usamos a noite, quando o frio é mais rigoroso. Se for muito friorento, avalie também a possibilidade de um aquecedor próprio para usar no banheiro. Caso sua casa tenha ar condicionado, utilize o mesmo em temperatura mais alta para climatizar o ambiente.

Luz do sol: já fizemos um post sobre a luz natural de Lisboa (aqui), que é mesmo espetacular! Na pesquisa, descobrimos que a incidência do sol na cidade é maior. A Capital Lusitana recebe 4 horas a mais de sol do que Londres, por exemplo. Dessa forma, fique tranquilo, pois não há possibilidade de durante o inverno o dia escurecer às 3 horas da tarde! Isso ajuda demais, acredite!

Chuvas e ventos: diferente do nosso inverno no Brasil, o daqui é acompanhado por chuvas e ventos fortes. Portanto você vai precisar de um bom guarda-chuvas (também chamado de chapéu de chuva em terras portuguesas). Nosso conselho: esqueça sombrinhas, elas vão quebrar e te deixar na mão na primeira rajada de vento forte que tiver! Invista em um bom guarda-chuva, daqueles grandes e de boa estrutura. Caso você não goste ou viva esquecendo/perdendo o seu, aposte em uma boa capa de chuva. A Uniqlo tem ótimas opções. Apesar de não ter loja física em Lisboa, você pode comprar online ou em algum outro país da Europa que tenha, afinal, morando em Lisboa fica fácil viajar pelo velho mundo!

Por baixo de tudo (especialmente para mulheres):  acho que a dica mais valiosa que podemos compartilhar é: use sempre uma “camisola” (blusa aqui chama camisola) bem justa por baixo de tudo, além de uma boa meia calça. As opções de compras são enormes! “Linkamos” algumas lojas abaixo para facilitar sua vida! Essa “blusinha” interior pode ser de malha comum, mas, nos dias mais frios, melhor vestir uma térmica ou com caxemira (preferimos adotar o portugês daqui para facilitar sua compra). As meias também podem ser diversos materiais. Aqui, uma meia calça de inverno pode ter muito mais que 80 fios, chegando aos 200 fios. Então, mulheres, podem ficar tranquilas, que dá pra usar saias e vestidos no inverno e, assim, não perder a elegância!

Calzedonia
Primark
Uniqlo
Decathlon (para quem for se aventurar pela Serra da Estrela e quiser todo o look para esquiar)

Casacos: Para longos períodos de frio, é importante ter conforto para usar roupas de frio nos mais diversos ambientes.  Observe se ele é pesado, pois como o período de frio é mais longo, isso interfere demais nos movimentos e na flexibilidade! Um sobretudo de lã, por exemplo, vai ser uma ótima aquisição quando se trata de elegância. Mas a duração do frio nos atira para a praticidade. Aqueles casacos de plumas são essenciais. São leves e possuem, na maioria, capuz, item essencial na chuva e no frio. Existem casacos de vários preços e modelos, portanto fique atendo a essas dicas na hora de escolher o seu e observe também se é bem servido de bolsos. Os coletes do mesmo material também são ótimos e como não fazem volume podem ser usados embaixo de casacos mais leves ou mesmo do sobretudo de lã.

Malhas: a composição é de extrema importância, portanto, leia a etiqueta e veja se tem lã ou caxemira, que de fato são as que mais esquentam. Embora as de caxemira sejam mais caras (as mais baratas oscilam na média de 80 a 110€) são um ótimo investimento, pois esquentam bem e são super macias e confortáveis.

Bennetton
Uniqlo
El Corte Inglés

Calçados: foque no conforto e no fato de serem impermeáveis, pois ninguém merece pés molhados! Botas, tênis e galochas são essenciais.

Decathlon
Geox
Camper

Acessórios: luvas, gorros, chapéus, cachecóis e outros adereços fazem parte de uma escolha divertida e menos racional. Experimente, observe e se jogue na infinidade de opções. Talvez o mais difícil sejam as luvas, embora a oferta seja grande, encontrar uma de boa qualidade, que esquente e que ainda permita usar o celular pode ser uma tarefa mais chatinha.

Parfois
Muji
Accessorize
Cos
H&M
Zara

As dicas acima também levam em conta que Portugal é um país repleto de diversidade climática. Nesse período, o norte tem temperaturas baixíssimas e é possível esquiar na belíssima Serra da Estrela (fizemos post sobre ela aqui.

Bom, é isso! Desejamos um bom inverno e se você tem também truques e dicas para ajudar a enfrentar os dias mais frios, compartilhe com a gente nos comentários! 😉