Lisboa acontece

Festa dos Santos Populares

29 de Maio de 2017

As festas do Santos Populares já vão começar!! De 30 de maio a 04 de julho a cidade fica cheia de cores e animação. Nos dia 12 e 13 de junho são os dias de mais agitação, por conta de Santo Antônio, padroeiro de Lisboa.

Nessa época prepare-se para ver as ruas enfeitadas, comer sardinhas, ver e oferecer pés de manjericos (manjericão), marchas populares, arraiais e muita alegria. Sem dúvida a festa mais famosa da cidade acontece em Alfama. As ruas e becos ficam lotadas! Para quem prefere um clima mais calmo, há várias outras festas espalhadas pela cidade (consulte aqui as principais).

➸ No dia 12 de junho as Marchas de Lisboa invadem a Avenida da Liberdade. Os grupos que participam se preparam o ano todo para este dia. Há o envolvimento de vários bairros, figurinistas, costureiros e os marchantes. Começa às 21 horas e será escolhida a campeã do ano.
Neste dia acontece também os casamentos de Santo Antônio.

➸ Para entender melhor a tradição e saber detalhes de toda a programação, que é extensa e bem vasta, clique aqui.


➸ A tradição dos pés de manjericos ocorre durante as festas de Santo Antônio e São João. O namorado oferece à namorada o pé de manjerico enfeitado com um cravo de papel e com uma quadra popular (um verso). A tradição diz que não pode cheirá-lo diretamente, pois seca. Oferecer um pé de manjerico é quase um voto ou pedido de casamento!♡

Manjerico, festas dos santos populares

Fotos: O Inverso de Cabral