Passeios

Experiência Pilar 7

23 de Janeiro de 2018

Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa rodoferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. A ponte atravessa o Tejo na parte final e mais estreita. Inaugurada em 1966, até 25 de abril de 1974, chamou-se Ponte Salazar. Feita a Revolução dos Cravos, um soldado escalou a estrutura da ponte e nela escreveu “25 de abril”, já pré-anunciando a força histórica da data que a batizou.

Em setembro de 2017, a Experiência Pilar 7 — Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril foi inaugurada em Alcântara e tem, como ponto alto, a visita ao miradouro, com uma célula de observação totalmente de vidro a cerca de 80 metros do chão. A vista, como se vê nas fotos é … enfim… Lisboa. Os bilhetes são vendidos na loja de souvenirs da atração (dinheiro, cartões de débito e crédito). E aqui vai a primeira dica importante: você precisará do ticket durante todo passeio. São diversos pontos de passagem (até a saída) onde deverá apresentá-lo eletronicamente (código de barras). Portanto, não descarte, amasse ou rasgue.

O passeio supera as expectativas. A estrutura é muito bem planejada e construíra. O caminho é orientado por setas que percorrem pontos de informações sobre a Ponte. Você passará pela incrível maquete original do projeto, pela sala de cabos, pela sala dos trabalhadores, até chegar ao elevador panorâmico que leva até o miradouro. Ao fim, uma experiência de realidade virtual para acompanhar uma equipe de manutenção da ponte.

E há mais. Uma sala com uma ilusão de profundidade construída por espelhos superiores e inferiores que a decoram, uma passagem com vista para o rio e uma experiência que conta em detalhes a história da Ponte 25 de Abril são algumas descobertas da Experiência Pilar 7.

O preço dos bilhetes é de 6€ por pessoa. As crianças até aos cinco anos não pagam, bem como os portadores do cartão Lisboa Card. A utilização da sala de realidade virtual tem o custo de 1,5€.

Dica 1: O final de tarde é a ocasião ideal. O por do sol é fantástico.

Dica 2: Pessoas com medo/vertigem de altura podem ter algum problema. Mas não se preocupe, o staff é numeroso e prestativo.

Dica 3: Bem pertinho ficam as Docas de Alcântara e a LX Factory, passeios que podem finalizar seu dia em grande estilo.

Avenida da Índia (ao fundo do Village Underground). O Google Maps ainda não tem o Pilar 7 em sua lista de locais (23/01/18). Para referência, marque o restaurante 5 Oceanos, que fica nas docas bem em frete (no caso de Uber ou outro aplicativo, avise o motorista tão logo inicie a viagem). O transporte público atente bem. Apanhe o trem para Cascais no Cais do Sodré e desça na estação Alcântara. Terá pela frente uma caminhada de não mais que 5 minutos em direção à ponte. O ónibus vermelho da Lisboa City Sightseeing também para no Pilar.