Évora

Évora

31 de agosto de 2017

Évora fica localizada no Alentejo, região de Portugal conhecida pelos ótimos vinhos que produz. Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986, a cidade, que é linda, tem vários pontos de interesse histórico. Mas, antes, um parênteses: pedimos desculpas pela qualidade das fotos usadas neste post. As melhores se perderam pelo caminho e o jeito foi mesmo resgatar as postadas em nossas redes sociais. Bem, mas o que vale é a intenção, e bom mesmo é você ver tudo ao vivo e a cores!

O clima do Alentejo é caracterizado por uma grande amplitude térmica: bastante quente no verão, onde as temperaturas ultrapassam 40 graus, e muito frio no inverno. Para se ter uma vaga ideia, no verão, várias lojas da cidade fecham durante a tarde, pois realmente fica difícil andar pelas ruas!

➸ Sempre que estivemos lá, fomos de carro (fica a 130 Km de Lisboa), mas é possível ir de comboio e autocarro por cerca de 22€ ida e volta (saiba mais aqui). Se tiver escolhido Lisboa como cidade base, é super viável tirar um dia para o passeio.

A influência católica é forte na cidade. Existem muitas igrejas para visitar, dentre as quais a de São Francisco e do Espírito Santo.Quem já visitou as clássicas cidades coloniais brasileiras notará uma grande semelhança na arquitetura.

A influência Romana também faz parte da história de Portugal. Na cidade, há o Templo Romano, também chamado de Templo de Diana, construído no século I d.C.

Évora. Dicas, um dia em Évora. O que fazer.

A Capela dos Ossos é um dos passeios imperdíveis! Situada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVII. A famosa frase “nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos” tenta nos mostrar a brevidade da vida. Foram usados cerca de 5 mil ossos na construção. Realmente um passeio interessante e impressionante, que nos faz, inevitavelmente, refletir.

➸ O bilhete custa 4€ e dá acesso à Capela dos Ossos, Núcleo Museológico, Galeria de Presépios e Terraço Panorâmico. A igreja tem entrada gratuita.

Capela dos Ossos Évora

Para os que apreciam um bom vinho, a tradicional Adega Cartuxa fica na cidade. Dona do EA, Cartuxa, Scala Coeli e do Pêra Manca (mas ainda há outros rótulos) vale a visita! Além disso, o azeite de lá é muito bom! As visitas duram 1 hora e meia e, para saber maiores detalhes e como agendar, clique aqui. Falamos mais dos vinhos da região neste post.
Dica: comprando diretamente “na fonte”, você consegue preços melhores que nas garrafeiras de Lisboa.

Adega Cartuxa Évora

Para almoçar, indicamos o restaurante Fialho, que é daqueles super tradicionais, ideal para comer um bom bacalhau! Entretanto, a cidade é cheia de tascas típicas, onde come-se e bebe-se um ótimo vinho da casa.

➸ Travessa dos Mascarenhas, 16 – Évora (mapa). Convém reservar, é possível fazer online (clique aqui) ou pelo telefone (+351) 266 703 079.

Restaurante Fialho Évora

Fotos: O Inverso de Cabral.