Viver em Lisboa

Curso de Cozinha e Pastelaria em Lisboa

8 de Março de 2018

Por Eduardo

Na espera do júri (banca) do mestrado, resolvi estudar uma das minhas paixões: cozinha. Minha intenção nunca foi frequentar aquelas aulas gourmet, onde se aprende cozinha partindo do final (do resultado). Eu queria, e consegui, aprender as bases. Existem algumas boas escolas de cozinha e pastelaria, umas mais profissionalizantes, outras menos. Tive contato com algumas de boa qualidade: a Escola de Turismo de Portugal, a CFPSA – Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar e a ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal. A primeira fornece formação de grau superior e, portanto, a admissão tem critérios mais complexos, principalmente para estrangeiros. As duas últimas, possuem diversos cursos, em diferentes níveis de ensino.

Optei pela ACPP e fiquei muito feliz com a escolha. É uma associação certificada que ministra cursos que partem do mais básico até o profissionalizante, esse último com estágio obrigatório de 4 meses em estabelecimentos do setor. Frequentei o curso de Pastelaria e Cozinha Essencial. Importante: a) 90% do conteúdo é dedicado à típica cozinha portuguesa; b) os formadores são profissionais muito experientes.

➸ O curso de Pastelaria e Cozinha Essencial tem duração de 4 meses com aulas de segunda a sexta das 09:00 às 13 horas.

➸ ACPP -Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal fica na Rua de Sant`Ana à Lapa, nº 71 (mapa). Telefone: ( 351) 21 362 27 05. E-mail: marketing@acpp.pt. Para maiores informações sobre cursos, horários e valores, clique aqui.

Curso de Culinária em Lisboa

O curso: a parte inicial é teórica e aborda assuntos como segurança e higiene alimentar, técnicas de confecção, tipos de cortes, facas, disposição de equipamentos em cozinha profissional etc. Depois, mete-se, literalmente, a mão na massa. Na pastelaria, aprende-se a base de pães, bolos e doces. Maria Urmal foi a formadora. Impecável.

Curso de Culinária em Lisboa

Curso de Culinária em Lisboa

Os babás

Curso de Culinária em Lisboa

As aulas de cozinha são ministradas em módulos (sopas, arroz, peixes, carnes e massas). O simpático chef Gil foi o encarregado por sopas, peixes e massas. A ótima Chef Genovena ficou responsável pelas carnes e arroz.

Curso de Culinária em Lisboa

Salada de bacalhau e bacalhau a brás

Curso de Culinária em Lisboa

Polvo a lagareiro

Curso de Culinária em Lisboa

Carré de borrego com chips de batata doce.

O curso que escolhi não previa a realização de estágios profissionais. Mas, tendo essa oportunidade, pedi à direção da escola para tentar me encaixar em alguma cozinha. Acabei por estagiar durante três meses na cozinha do Hotel Real Palácio. Uma experiência inesquecível na qual aprendi demais com Chefs e cozinheiros tão bons quanto generosos. Importante: se você quiser aprender especificamente algo, a ACPP tem cursos à medida, frequentado por inúmeros profissionais e empresários interessados na ótima gastronomia portuguesa.

E como as coisas boas da vida devem ser compartilhadas, a partir dessa sexta (09), em alternância com os vinhos, teremos no blog uma das muitas receitas que aprendi. Bom apetite!

Curso de Culinária em Lisboa

Fotos tiradas pelos felizes participantes da 6ª edição do Curso de Pastelaria e Cozinha Essencial.