Pastelaria e outras delícias

Bica cheia, galão, meia de leite. Vai um cafezinho aí?

21 de novembro de 2017

“Uma bica cheia, se faz favor!” Pedir um cafézinho em Portugal tem lá seu charme e muitas variações. Sem dizer do maravilhoso hábito de sentar na esplanada de uma pastelaria (espécie de padaria ou lanchonete no Brasil) e ver a vida passar enquanto toma qualquer coisa ou mesmo ficar em pé no balcão ouvindo as conversas.

Nos bairros, o hábito da grande maioria dos moradores é eleger a sua, no meio de tantas opções e ali todos os dias encontrar as mesmas pessoas e virar um cliente cativo. Nós temos a nossa e todos os dias paramos ali no Seu António, com nosso cão, para tomar um café ou um galão.

Bom, mas vamos aos vários tipos e maneiras de servir (e pedir) um café:

A bica cheia ou café cheio é o café espresso com um pouco mais de água, de modo que a xícara vem completa. Se pedir só um café ou bica a xícara virá pela metade e portanto, o café será mais forte. Seja como for, você ainda pode pedir na xícara escaldada, que vem pelando! Não existe um consenso em relação à origem da palavra “bica”, normalmente utilizada para designar uma chávena (xícara) de café em algumas partes do país, especialmente em Lisboa.

O galão e a meia de leite surgem da clássica mistura café com leite. Entretanto, segundo a explicação do querido Seu António, ambos são feitos com uma bica, o que varia é a quantidade de leite, sendo que o galão tem mais leite, por ser feito em um copo ou espécie de caneca, enquanto a meia de leite é servida na chávena (xícara).

O abatanado, também segundo o seu António, é um café servido na chávena da meia de leite, porém com mais água. Disse ainda que é o também, chamado carioca.

Para acompanhar uma torrada ou uma tosta mista (nosso misto quente) ou quem sabe um queque, nome derivado de cake, que são bolinhos deliciosos. Há também o tradicional bolinho de arroz, muito comum por aqui, que parece muito o queque e é doce (não é o nosso bolinho de arroz frito). Quem sabe não anima e já toma seu “pequeno almoço”?

Como pedir um café em Portugal

Olha o famoso seu António aí! A Pastelaria Jacaré Paguá fica na Avenida de Roma, 76 D – Alvalade.

Como pedir um café em Portugal.

Fotos: O Inverso de Cabral