Aveiro

Aveiro

1 de junho de 2017

A terra dos doces de ovos moles, do sal marinho, dos canais e dos moliceiros! Fica cerca de 220 km de Lisboa e a menos de 60 Km do Porto, portanto, fácil de constar no roteiro se você fizer a viagem de carro. Aveiro está, também, na linha norte e, portanto, o trem é uma boa opção.

Dormimos uma noite por lá e gostamos de conhecer um pouco mais dessa cidade tão fotogênica.

Doce de ovos moles: típico da doçaria regional, os doces tem origem conventual. Dizem que as freiras utilizavam as claras dos ovos para engomar as roupas e, para evitar o desperdício das gemas, passaram a utilizá-las para a confecção de doces. Primeiro, juntam água e açúcar e levam essa mistura a 108ºc (claro que isso se faz modernamente. Antigamente, tudo “a olho”). Retiram, deixam esfriar, juntam a calda às gemas (em fio) e voltam ao fogo mexendo sempre em movimentos verticais (nunca em círculo) até engrossar. Em Aveiro, o doce mole é posto em pequenos “barris”, feitos com uma espécie de hóstia. De comer rezando.

Fizemos o passeio no Moliceiro, esse pequeno barco tradicional (foto). Custou 16€ para o casal e durou, aproximadamente, 40 minutos. Nele, ficamos sabendo um pouco mais da história da cidade, das salinas (que infelizmente estavam fechadas, pois era inverno) e dos doces de ovos, que são mesmo maravilhosos.

A Ria de Aveiro é composta por um canal cujo nível varia de acordo com a maré. É, entretanto, mantido a certa profundidade artificialmente, de sorte a permitir a navegação.

O centro da cidade é bastante charmoso, cheio de hotéis, restaurantes e bares.

Aveiro é uma cidade costeira e tem três atrações famosas ligadas ao mar: o mercado do peixe, a Praia da Costa Nova (das famosas casinhas listradas – não vimos muita graça) e o Farol de Aveiro, na Praia da Barra, construído no sec. XIX.

Se os doces de ovos deixarem, existem também as tripas, uma espécie de crepe bem tradicional por lá!

Fotos: O inverso de Cabral.

  • Sandra4 de junho de 2017 às 05:11

    Queria saber se há alguma indicação em Porto. Não achei no blog. Obrigada

    • Oinversodecabral4 de junho de 2017 às 19:07

      Olá Sandra! Obrigada!De Porto ainda não temos dicas, mas quem sabe na sua próxima vinda a Portugal já não tenha?! Espero que goste e aproveite muito sua viagem! Dê um beijinho nosso na Felícia e Almir!