Lisboa acontece

As Castanhas de São Martinho

12 de novembro de 2018

No dia 11 de novembro, é comemorado o Dia de São Martinho. Reza a lenda que ele foi um soldado romano que, ao regressar para casa durante uma tempestade, encontrou um mendigo que tinha as roupas rasgadas e pedia esmolas. Foi então que o cavaleiro, com ajuda da sua espada, cortou sua capa ao meio e ofereceu ao pobre homem. Naquele instante, a chuva cessou e um sol radiante apareceu nos céus. Daí vem a crença no “verão de São Martinho”, época em que o mau tempo e as chuvas do outono dão uma trégua.

A data é muito celebrada em Portugal. A tradição é comemorá-la com o Magusto, festa onde comem-se as castanhas assadas ou cozidas acompanhadas da jeropiga (espécie de água ardente feita com o mosto da uva, que resulta em uma bebida mais alcoólica que o vinho), água – pé (água ardente de menos teor alcoólico feita com o bagaço da uva) ou vinho novo. Outros países da Europa também comemoram a data com festividades e procissões religiosas.

Dia de São Martinho

Por Lisboa é possível saborear as castanhas, que são vendidas pelas ruas da cidade. É impossível não ver os carrinhos e a fumaça que soltam. A iguaria é vendida durante o outono e inverno.

Dia de São Martinho

Fotos: O Inverso de Cabral