Óbidos

A cidade murada

12 de junho de 2017

A aproximadamente de 80 km de Lisboa, está a cidade de Óbidos, conhecida por ter preservado a antiga muralha, pelo charme das casinhas e também pela ginja servida em copo de chocolate. É um passeio bem gostoso e romântico! Pode passar uma noite, uma tarde ou uma manhã, pois, diferente de Sintra, a cidade é, ela própria, a atração. É bacana conjugar o passeio a Óbidos com outras cidades. Alcobaça e Nazaré ficam a, aproximadamente, 30 km.

Para brasileiros, Óbidos é um exemplo claro da influência lusitana na arquitetura das cidades histórias, nomeadamente, mineiras. No decorrer do ano, são realizados vários eventos (Vila de Natal, festival do chocolate, mercado medieval, dentre outros).

➸ Se for de carro, tem área de estacionamento paga e não paga. A paga fica mesmo a porta da vila, a outra fica do outro lado da rua, ou seja, anda-se um pouco mais.

➸ Se não for de carro, a melhor maneira de chegar é via autocarro/ônibus, que sai da estação Campo Grande (linha amarela) e custa por volta de 8€ por trecho. A viagem dura 1 hora. Consulte os horários aqui.

A entrada da Vila

Óbidos

Uma das atrações é subir nas ruínas do castelo e caminhar pela muralha. A vista é deslumbrante. Entretanto, é necessário advertir que é perigoso. A plataforma sobre a qual se percorre é irregular e, em alguns trechos, escorregadia. Além disso, do lado interno não há qualquer tipo de proteção e um desequilíbrio pode causar uma queda de consequências graves. Por isso, se quiser se aventurar, é bom usar tênis ou botas apropriadas (aderentes) e saber que não há qualquer proteção. Nem pense em fazer esse passeio usando chinelos, com crianças ou depois de tomar umas e outras.  Não nos sentimos seguros (isso tá claro). Todo cuidado é pouco!

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Caso opte por passar a noite por lá, há pousadas pequenas

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Óbidos é uma cidade onde habitantes convivem, constantemente, com o burburinho dos turistas.

Óbidos

Ao lado da entrada do castelo a igreja de São Tiago, construída no século XII virou a Livraria Santiago

Óbidos

Outra atração é o Mercado Biológico que vende livros e produtos de mercearia

Óbidos

Muitas lojinhas que vendem o artesanato português. Uma verdadeira perdição!

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Óbidos

Cafés super charmosos e com várias delícias!

Óbidos

Nesse aqui, o Capinha d’Óbidos os doces são feitos a vista do cliente. Recomendamos provar a queijadinha, pois estava divina!

Óbidos

E claro, a Ginja! Servida no copo de chocolate ou não!

Óbidos

Óbidos

Interessante essa opção: são dois compartimentos separados, um com a ginja pura e outro com a mistura do licor e chocolate.

Óbidos

A loja é toda linda! Chama Ginjinha da Porta 7

Óbidos

Chocolates em forma de sardinha

Óbidos

A vila dispõe de banheiros

Óbidos

E caso a pessoa tenha dificuldade de locomoção, mesmo na entrada há mini carros elétricos para aluguel

Óbidos

Fotos: O Inverso de Cabral

  • Aline10 de julho de 2017 às 22:35

    Olá!! Estou pesquisando sobre Lisboa e encontrei o site. Gostei muito. Peguei dicas boas aqui. Quero deixar uma sugestão: lendo o post sobre Óbidos, senti falta de maiores explicações sobre como chegar a cidade utilizando transporte público… Eu, por exemplo, não vou fazer nada de carro… Fica a dica!

    • Oinversodecabral11 de julho de 2017 às 18:50

      Oi Aline, que bom que gostou do site. Agradecemos muito a sugestão! Vamos complementar as informações no post sobre a ida por meio de transporte público. 😉