Passeios

5 Atrações para visitar no Campo das Cebolas

20 de novembro de 2018

Localizado entre o Terreiro do Paço e Santa Apolônia, o Campo das Cebolas passou por uma revitalização recente. A área verde ao pé do Rio Tejo conta com um espaço de circulação pedonal e parque infantil. Antes, funcionava nesse espaço um estacionamento (que desperdício!!), que agora ficou no subsolo.

O nome Campo das Cebolas vem do mercado que ali funcionava, com venda de hortaliças, verduras e frutas.  O local apresenta os vestígios do avanço de Lisboa para direção sul. Há um paredão construído depois do terremoto de 1755, uma escadaria de acesso ao rio, restos de um forte do século XVII, vestígios de barracas de mercado, restos de um poço e ainda um cais do final do século XIX.

A área está tão agradável e com algumas novidades, por isso listamos 5 atrações interessantes na região:

Fundação José Saramago: Funciona na Casa dos Bicos (construída entre 1521 e 1523) e é um ótimo ponto de partida. Além de um acervo sobre as obras de Saramago e atividades culturais, a casa faz parte das Muralhas de Lisboa (também chamada de Cerca Moura ou Cerca Velha), sendo que no seu interior contém fragmentos da antiga muralha. Leia mais sobre a Fundação aqui.
➸ Rua dos Bacalhoeiros, 10 – Campo das Cebolas (mapa). Funciona de segunda a sábado das 10:00 às 18:00 horas. Os bilhetes de entrada custam 3€.

Loja Benamôr: tradicional marca lisboeta de cosméticos existe desde 1925. Todas as suas receitas de beleza eram elaboradas com ingredientes naturais e eram chamadas de pomadas milagrosas.Destacam-se o famoso creme de rosto Benamôr, formulado em 1925 e inalterado até hoje, o Petroleo (primeiro tratamento anti queda de cabelo) e o protetor solar Bronzaline. Além disso a linha de creme hidratante Gordíssimo e de Jacarandá são deliciosos.
As embalagens com estilo Art Déco fizeram sucesso entre as mulheres da época, incluindo a rainha D. Amélia que se manteve fiel à marca a vida toda.
➸Rua dos Bacalhoeiros, 20 A (mapa). Funciona todos os dias das 10:00 às 20:00 horas.

Cantina do Zé Avillez: deu fome? Uma opção de restaurante é a Cantina Zé Avillez, que oferece pratos da culinária portuguesa elaborados pelo chef. O espaço é agradável e possui esplanada. Consulte o menu completo aqui.
➸ Rua dos Arameiros, 15 (mapa). Aberto todos os dias das 12:00 às 00:00 horas para almoço e jantar.

L’éclair: o tradicional doce da patisserie francesa (falamos dela aqui) pode ser degustado no novo endereço no Campo das Cebolas. A loja é pequena, mas cheia de charme e delícias! Vale a pena a visita.
➸ Rua dos Bacalhoeiros, 113 (mapa). Funciona todos os dias das 09:00 às 23:00 horas.

Silva e Feijóo: desde 1924 está localizada na Rua dos Bacalhoeiros e é uma loja linda, tanto pela fachada como pelo interior. Oferece uma ampla oferta de produtos portugueses, com artesanato, peças em cerâmica e sabores tradicionais (azeites, compotas, conservas, biscoitos etc). Ideal para comprar uma lembrança da viagem ou um presente.
➸ Rua dos Bacalhoeiros, 117 – 119 (mapa). Funciona todos os dias das 10:00 às 20:00 horas.

5 Atrações para visitar no Campo das Cebolas

Fotos: O Inverso de Cabral