Passeios

10 igrejas para visitar em Lisboa

23 de Abril de 2018

Para quem adora conhecer igrejas, seja pela fé, pela arquitetura ou pela história, Portugal é um prato cheio! São muitas e só na capital são 119, segundo a Pastoral do Turismo do Patriarcado de Lisboa. Separamos nossas sugestões de 10 que consideramos bonitas e interessantes:

Mosteiro de São Vicente de Fora: diferente do que muitos acham, não é Santo Antônio o padroeiro de Lisboa e sim São Vicente. O mosteiro fica em Alfama e chama a atenção pela beleza e imponência do prédio. A parte interna também é bem bonita. A construção teve início em 1590 e o estilo arquitetônico predominante é o chamado maneirismo romano (consistiu em uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista). Oferece visitas guiadas (maiores informações aqui).

➸ Largo de São Vicente – Alfama (mapa)

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja do Convento da Madre de Deus: abriga o Museu do Azulejo (falamos dele aqui) e é de uma beleza impactante! Datada de 1509 sofreu restauros constantes devido ao terremoto de 1755. O local abriga também a capela árabe.

➸ Rua Madre de Deus, 4 – Xabregas (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja de São Roque: Pertenceu a Companhia de Jesus e foi a primeira igreja jesuíta em Portugal e uma das primeiras no mundo. Foi um dos raros edifícios que não foi abaixo no famoso terremoto de 1755.  Atualmente pertence a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ao lado há um museu com peças sacras (veja mais aqui).

➸ Largo Trindade Coelho – Bairro Alto (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Catedral de Lisboa: conhecida também como Catedral da Sé. Sua construção teve início em 1147 e terminou no início do século XIII. Classificada como Monumento Nacional vale a parada na descida do Castelo de São Jorge. A construção é imponente e vista de vários pontos da cidade.

➸ Largo da Sé – Alfama (mapa)

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja de São Paulo: o teto todo em madeira é sem dúvida o principal destaque. O trabalho é incrível e acredite, a foto abaixo não faz jus a beleza real.

➸ Praça de São Paulo, 15 – Cais do Sodré (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja de Santa Maria de Belém: sim, esse é o nome da igreja que fica no famoso Mosteiro dos Jerónimos. Uma das mais bonitas da cidade e onde, logo na entrada estão os túmulos de Camões e de Vasco da Gama.

➸ Praça do Império – Belém (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Basílica da Estrela: fruto de uma promessa da Rainha D. Maria I no dia do casamento com D. Pedro para que tivesse um filho. O filho nasceu em 1761 e as obras começarem em 1779, por causa do terremoto de 1755. A grande cúpula branca é uma versão mais modesta do Convento de Mafra. Fizemos um post sobre ela aqui.

➸ Praça da Estrela – Estrela (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja de São Domingos: Em 1959 sofreu um violento incêndio que destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas. Passou por obras e só reabriu ao público em 1994, mas sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Fica no Rossio, próxima a Praça Dom Pedro IV.

➸ Largo São Domingos – Rossio (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja do Santo Condestável: localizada em Campo de Ourique essa igreja é mais recente (inaugurada em 1951). Possui dois vitrais da autoria de Almada Negreiros. Faz parte da paisagem dessa linda região de Lisboa.

➸ Rua Saraiva de Carvalho – Campo de Ourique (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Igreja São Joao de Brito: fica em Alvalade (nosso bairro) e não poderíamos deixar de incluí-la na lista. São João de Brito é um santo português pouco conhecido dos brasileiros. A parte externa é bem bonita e a cruz no topo tem 5 metros de altura.

➸ Largo Frei Heutor Pinto – Alvalade (mapa).

10 igrejas para visitar em Lisboa

Fotos: O Inverso de Cabral